Abrir uma conta bancária em Portugal é um dos primeiros passos para um imigrante brasileiro se estabelecer no país. O processo é relativamente simples, mas exige alguns documentos essenciais.
Documentos Necessários
Para abrir uma conta, os bancos portugueses costumam solicitar:

Passaporte ou Cartão de Cidadão (para quem tem dupla cidadania europeia)
Número de Identificação Fiscal (NIF) – O equivalente ao CPF no Brasil, essencial para qualquer operação financeira no país
Comprovante de Residência – Pode ser um contrato de arrendamento, uma fatura de serviços (água, luz, internet) ou até mesmo uma declaração de residência emitida pela Junta de Freguesia
Comprovante de Rendimento – Alguns bancos pedem um comprovativo de emprego ou extrato bancário recente para avaliar a situação financeira do cliente
Quais Bancos Aceitam Brasileiros?
Os principais bancos em Portugal aceitam imigrantes brasileiros. Algumas fintechs, como Revolut e N26, também são boas alternativas para quem quer um processo mais ágil e digital.
- Caixa Geral de Depósitos
- Millennium
- BCP
- Santander
- Novo Banco
- ActivoBank
- BankInter
- Montepio
- Banco CTT

Atenção: os bancos costumam fazer uma espécie de rodízio as vezes, ou seja, em determinados períodos, apenas o banco X irá abrir conta para imigrantes. Por isso, é bom informar-se antes. A prática não é legal, mas costuma ser aplicada.
Abra conta por indicação e domicilie o seu ordenado
Se você conhece alguém que já tenha conta em algum banco, também pode pedir indicação para que o gerente dessa pessoa entre em contato com você ou lhe auxilie na abertura de conta. Mas atenção: os documentos serão necessários de qualquer forma.
Alguns bancos cobram uma taxa na abertura de conta. Pode acontecer do valor inicial ser de 20€ a 250€. As taxas mensais são aplicadas pada a administração da conta, mas ela pode ser até mesmo zerada caso você domicilie o recebimento do seu salário na sua conta bancária.
Isso quer dizer que a empresa para a qual você trabalha paga diretamente na sua conta informada. E, acredite, isso abrem muitas portas para conseguir crédito no Banco.
LEIA TAMBÉM
Novo Sistema de Pagamentos e Transferências Bancárias em Portugal. O que muda para os brasileiros
Dicas Importantes
🔹 Para obter o NIF, caso ainda não tenha residência fixa, você pode pedir a ajuda de um representante fiscal em Portugal.
🔹 Compare as taxas e condições dos diferentes bancos antes de escolher onde abrir sua conta.
🔹 Se pretende enviar dinheiro para o Brasil com frequência, verifique quais bancos oferecem melhores condições para transferências internacionais.
Com esses passos, os brasileiros que chegam a Portugal podem facilitar a sua integração financeira e garantir mais comodidade no dia a dia!
LEIA TAMBÉM
[…] News […]
[…] News […]