Não quero SÓ flores!
08 de Março: dia das Mulheres hoje e todos os dias!
Talvez muitas de nós ainda não tenhamos consciência profunda do que esse dia representa. Aceitamos de bom grado um agrado, na empresa, em casa, em instituições.
É preciso mais que flores e amores, é preciso respeito, é preciso apoio, é preciso conhecimento, é preciso engajamento… de mulheres, de homens, de outros gêneros, de todos.


Somos 51,48% da população no Brasil, de acordo com o Censo do IBGE de 2022 1, e 52,3% em Portugal, de acordo com o Boletim Estatístico 2023 2. Nascemos, engatinhamos, andamos, aprendemos, estudamos – aliás, no Brasil, estudamos mais do que os homens – trabalhamos, e em todo esse processo ainda nos consideram menos, ganhamos menos, e o pior: acreditamos que somos menos.
Lutas por maior presença e liderança
Observamos atualmente movimentos de retrocesso que abalam o papel da mulher no mundo, segundo a jurista Silvia Pimentel, ex-presidente da Comissão da ONU sobre Eliminação da Discriminação Contra Mulheres, e isso contrasta com décadas de lutas por maior presença e liderança das mulheres na vida pública e privada.
“Não aceito menos que tudo.”
Este dia serve para nos lembrar das mulheres que ousaram se rebelar para que hoje tivéssemos nossos direitos, mas também para abrirmos nossos olhos e acreditarmos em nós mesmas, no nosso potencial, na nossa força, na nossa inteligência, na nossa capacidade de superação.

Sim, aceito a flor do meu amor. Não, não aceito ser menos. Aliás, reproduzindo a frase que ouvi outro dia, não aceito menos que tudo.
1 Fonte: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18320-quantidade-de-homens-e-mulheres.html
2 https://www.cig.gov.pt/wp-content/uploads/2023/11/BE2023populacao.pdf
A seção Coluna do Bratuga é um espaço dedicado a leitores e também aos colunistas, redatores e profissionais que queiram expor um tema não para afrontar, mas sim para aflorar novos pensares, novos olhares, novos amores, novas harmonias e novas reflexões. É uma pequena contribuição de que podemos ser diferentes e convivermos em paz. Que podemos ser diferentes nas opiniões, mas igualmente respeitosos. Cause reflexão e debate. Nunca dor. #maisamorporfavor
Carolina
2 meses agoSou brasileira e amei!! Estou em Portugal tem 6 anos e temos muito que fazer por aqui ainda!
Claudia S.
2 meses agoCarolina, estou há quase um ano e enxergo muitos desafios e muitas oportunidades. Mas somos brasileiras e não desistimos nunca! 🇧🇷🌹😸😸
Vanessa Augusto Silva
2 meses agoQue sejamos mais, de toda a força que se reconhece a partir de nós! Sejamos! E assim seja!
Claudia S.
2 meses agoVan, somos mais, SOMOS!
EU SOU 🙌🏻
🔥💪🏻👊🏻🤘🏻🔥
Teresa Passarella
2 meses agoParabéns Cláudia! Você sempre à frente dos pensamentos e direitos das mulheres. Cuide-se aí em Portugal 🇵🇹 . Aqui no Brasil também estamos juntas nesse empenho de igualdade. Beijos
Claudia S.
2 meses agoTetê, estamos juntas sempre, mesmo que a distância física nos separe! Saudades!
🌹❤️
Ligia Bolognesi
2 meses agoMinha querida amiga Cláudia, você é a representação de que o lugar da mulher é o de ela quiser! Parabéns pela mensagem que passou!! Vamos continuar marcando nosso lugar ao sol, sorrindo, trabalhando, brigando, lutando, amando, e fazendo tudo isso no melhor estilo “tudo junto e misturado”, pois somos capazes de tudo, e não aceitamos menos que tudo, mesmo!